Independentemente da metodologia escolhida para fazer o controle de estoque do seu negócio, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para garantir a eficiência desse processo de gestão. Confira!
Padronize o cadastro dos produtos
Criar um padrão para a classificação e o registro dos produtos é uma excelente prática para facilitar a identificação das mercadorias e otimizar o controle do estoque.
No e-commerce, são muito utilizados os SKUs (Stock Keeping Units), que são códigos únicos de identificação atribuídos aos itens, de acordo com suas características, como modelo, tamanho, cor e fabricante.
Cada produto tem o seu próprio código SKU, composto por uma sequência de letras e números que representam as suas especificidades.
Isso permite identificar e localizar os produtos, organizar o estoque e realizar inventários com mais facilidade e eficiência.
Registre todas as entradas e saídas do estoque
A partir do cadastro padronizado dos produtos, é hora de criar uma rotina de gerenciamento do fluxo de entrada e saída das mercadorias — incluindo casos de trocas e devoluções. Você pode utilizar um sistema de gestão para automatizar e agilizar esse processo.
Com os dados atualizados em tempo real, é possível reduzir a chance de erros operacionais e entender melhor o giro dos produtos, assim como a necessidade de reposição de cada item dentro de um determinado período.
Faça inventários com frequência
Para garantir um controle de estoque preciso e evitar falhas, é necessário verificar se as informações registradas no seu sistema de gestão estão alinhadas com a quantidade de produtos que estão, de fato, disponíveis.
Isso requer a realização periódica de inventários das mercadorias existentes no estoque, listando, categorizando e contando as unidades de cada item.
Dessa forma, você mantém os dados atualizados e evita problemas de furo de estoque, ou seja, quando a loja vende um item que não está disponível no estoque — situação que pode causar grande insatisfação no consumidor.
Otimize o espaço de armazenamento
Organizar o espaço de armazenamento é uma estratégia muito importante para agilizar a localização dos produtos, aumentando a produtividade da operação e facilitando o controle de estoque.
Uma boa prática é apostar na verticalização, por meio da instalação de prateleiras, para otimizar o uso do espaço. Além disso, é recomendável definir locais específicos para cada produto, evitando que eles se misturem.
Para ter ainda mais produtividade, você também pode organizar as mercadorias de acordo com determinados critérios de endereçamento.
Os itens mais vendidos, por exemplo, podem ser posicionados em locais mais acessíveis, enquanto aqueles que têm menor saída podem ser colocados a uma altura mais elevada.
Monitore o fluxo de vendas
Tanto a falta quanto o excesso de produtos no estoque são problemas que podem gerar graves prejuízos. Por isso, é indispensável monitorar as suas vendas constantemente para fazer uma previsão de demanda mais precisa e tomar a atitude mais adequada.
A partir disso, será possível planejar reposições de estoque com mais eficiência, considerando o fluxo de vendas, as sazonalidades e a rotatividade de cada produto.
Esse processo ainda permite que o lojista identifique com antecedência casos de produtos parados no estoque e realize, assim, ações para impulsionar a saída desses itens, como promoções especiais.
Agora que você conhece as principais metodologias e boas práticas para fazer o controle de estoque, é hora de aprimorar esse processo na sua empresa para garantir a saúde financeira do negócio.
Conte conosco nessa jornada e aproveitando que está por aqui que tal ver mais conteúdo em nosso site? Acesse aqui.